Clique aqui para imprimir

Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas

Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas


Está aberta a Edição de 2017 do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas. Responsável por realizar o processo de avaliação, a Comissão CFBio de Cursos identificou cerca de 200 cursos de Licenciatura e Bacharelado para participarem do certame. Clique aqui e saiba mais sobre a Edição de 2017.

O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio da Resolução nº 352 em 5 de dezembro de 2014. A primeira edição do Selo aconteceu no ano de 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do País. A próxima edição será em 2017.

EDIÇÃO 2015


Conheça os Cursos de Ciências Biológicas agraciados com o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas - Edição 2015.

As Instituições de Ensino Superior foram agraciadas após deliberação da Comissão CFBio de Cursos, responsável pela análise da documentação de mais de 80 cursos de Ciências Biológicas pré-selecionados para a edição de 2015. O resultado foi homologado na 298ª Sessão Plenária do CFBio. O troféu e o certificado foram entregues às IES agraciadas no dia 10 de setembro de 2015, durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas.

 

FOTOGRAFIA E VÍDEOS

=> Clique aqui e confira fotografias da cerimônia de outorga do Selo

=> Veja imagens do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos

=> Assista vídeos da entrega de troféu e certificado às IES agraciadas
=> Assista o pronunciamento do presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, durante a outorga do Selo. 

  


Leia mais
Conselho agracia cursos de Biologia com Selo CFBio de Qualidade
CFBio comemora sucesso do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos
Confira apresentação proferida no Fórum sobre formação acadêmica e a atuação do Biólogo 
CFBio realiza Fórum de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas
Confira os cursos agraciados com o Selo CFBio de Qualidade
Conheça a Comissão de Avaliação para Outorga do Selo CFBio em 2015
Mais de 80 instituições foram pré-selecionadas ao Selo CFBio de Qualidade de Cursos
Atenção! Envio de documentos para o Selo CFBio de Qualidade vai até 25 de maio

Perguntas Frequentes


01. O que é o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas?

R: Com o objetivo de contribuir para a formação profissional do Biólogo no País, o Conselho Federal de Biologia - CFBio criou um Selo para premiar e reconhecer os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas que primam por sua qualidade. O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas é concedido bienalmente e sua outorga é avaliada e deliberada pela Comissão CFBio de Cursos. Ao Selo CFBio estará sempre associado o ano de sua concessão.

02. Qual o papel do CFBio quanto à formação profissional do Biólogo?

R: O Conselho Federal de Biologia tem como um de seus objetivos contribuir para a valorização dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas do País, estimulando a exação no exercício da profissão e zelando pela formação e o bom conceito dos que a exercem. Deste modo, a formação profissional do Biólogo é acompanhada de perto pelo Sistema CFBio/CRBios e, embora todos os cursos oficiais cumpram a legislação do MEC, alguns se destacam por também seguirem as determinações do Sistema. Esses Cursos de excelência poderão ser distinguidos com a outorga do Selo, uma vez cumpridas as normas do certame.

03. Quando o Selo CFBio de Qualidade foi criado?

R: O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado em 5 de dezembro de 2014 por meio da Resolução nº 352. A primeira edição do Selo aconteceu no ano de 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do País. A próxima edição será em 2017, e todos os cursos serão considerados nas avaliações, inclusive os que já foram agraciados.

04. Quem são os membros da Comissão CFBio de Cursos?

R: Responsável pela avaliação dos cursos de Ciências Biológicas, a Comissão CFBio de Cursos é designada por meio de portaria para cada edição do Selo CFBio de Qualidade. Na edição de 2015 e na de 2017, a Comissão foi composta por cinco membros titulares e um suplente. Cinco membros Conselheiros do CFBio e, destes, pelo menos dois integrantes da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP/CFBio), e um Biólogo convidado, com experiência em formação superior.

05. Como se deu o processo de outorga do Selo em 2015?

R: 1 º O Conselho Federal de Biologia designou, por meio de Portaria, os membros da Comissão CFBio de Cursos, que se reuniram no início do ano de outorga do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas. 2 º A Comissão pré-selecionou os cursos que atenderam os requisitos mínimos exigidos para participar do certame. Os departamentos dos cursos pré-selecionados foram comunicados por correspondência, com Aviso de Recebimento, cabendo a eles enviar sua documentação para avaliação. 3º Os cursos pré-selecionados, cuja documentação foi enviada dentro dos prazos estabelecidos no certame, foram avaliados partir dos indicadores: Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC e Atuação Profissional dos Egressos. 4º Os resultados finais foram encaminhados pela Comissão CFBio de Cursos ao Presidente do Conselho Federal de Biologia e, posteriormente, homologados em Sessão Plenária. 5º A divulgação se deu no mês de agosto, no site do CFBio.

06. Quais foram os pré-requisitos para participar do certame na edição de 2015?

R: No processo de seleção para outorga do Selo CFBio de Qualidade na edição de 2015 foram levados em consideração somente os Cursos cuja denominação atende o art.1º, inciso I, da Lei nº 6.684/79, e que fossem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). O Curso precisava ter obtido 4 (como nota mínima) na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em data que precede o processo para a outorga do Selo.

07. Que indicadores foram levados em conta na avaliação dos cursos em 2015?

R: Os indicadores de avaliação foram agrupados em três blocos: 1º Projeto Pedagógico de Curso (PPC) a) Objetivos do Curso: devem apresentar coerência com o perfil profissional do egresso e a estrutura curricular (peso 2 = 20 pontos); b) Perfil profissional do egresso: deve expressar suas competências (peso 2 = 20 pontos); c) Matriz Curricular: deve atender às Diretrizes Curriculares Nacionais, conforme Parecer CNE/CES nº 1.301/2000, Resolução CNE/CES nº 7/2002, CNE/CP04/2009 e à legislação profissional do Biólogo e, em especial, a Resolução CFBio nº 300/2012 (peso 2 = 20 pontos); d) Matriz Curricular efetivamente cursada pelo egresso: deve desenvolver competências e habilidades de acordo com o perfil estabelecido e com a legislação profissional do Biólogo e, em especial, as Resoluções CFBio nº 227/2010 e nº 300/2012, permitindo o pleno exercício profissional (peso 2 = 20 pontos); e) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): deve estar regulamentado, considerando-se a carga horária prevista no Parecer CFBio nº 01/2010 - GT Áreas de Atuação (10 pontos); f) Estágio Curricular Supervisionado: realizado na Instituição ou fora da mesma, deve estar regulamentado considerando-se a carga horária prevista no Parecer CFBio nº 01/2010 - GT Áreas de Atuação (10 pontos); g) Programas Institucionais Especiais: devem estar diretamente relacionados a áreas do Curso de Ciências Biológicas (10 pontos); h) Projetos de Pesquisa e Extensão: devem estar diretamente relacionados a áreas do Curso de Ciências Biológicas (10 pontos); i) Coordenador do Curso de Ciências Biológicas: deve ser registrado em CRBio (10 pontos); j) Professores do Curso de Ciências Biológicas: acima de 75% registrados em CRBios (10 pontos); k) Titulação do Corpo Docente: acima de 50% de doutores registrados em CRBios (10 pontos); l) Regime de Trabalho: acima de 60%, em regime de 40 horas ou de Dedicação Exclusiva (10 pontos). 2º Instrumentos de Avaliação do Curso / MEC: a) Conceito Preliminar do Curso (CPC): nota acima de 4 (10 pontos); b) ENADE: nota acima de 4 (10 pontos). 3º Atuação Profissional dos Egressos: Egressos registrados em CRBios nos últimos dois anos: percentual de egressos acima de 50% (peso 2 = 20 pontos).

08. Quantos pontos o Curso precisou atingir para ser agraciado com o Selo em 2015?

R: O número máximo a ser alcançado por Curso na edição de 2015 foi de 200 pontos, considerando-se os indicadores avaliativos utilizados. Foi outorgado o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas aos cursos que obtiveram pontuação igual ou superior a 150.

09. O que significa o símbolo do Selo CFBio de Qualidade?

A imagem do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas mostra um círculo na base, com os dizeres Selo CFBio em seu lado esquerdo. A partir do círculo, projeta-se para o alto uma folha estilizada. No lado superior direito, tem-se os dizeres Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas. As cores utilizadas nessa arte são o azul e o verde, puras ou em seus subtons. Na simbologia das formas, o círculo é considerado a perfeição, a união, a plenitude, a completude. A arte que exprime o conceito do Selo representa também o Sistema CFBio/CRBios, que ampara e dá suporte aos Biólogos, atuando de forma vigilante para que os cursos e a profissão se sintam sempre acolhidos e estimulados. Por isso, o texto “Selo CFBio” aparece na base do círculo, dando sustentação ao mesmo e aos seus significados agregados. As palavras “Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas” aparecem no topo do círculo, significando o total dos cursos que buscam a distinção conferida pela outorga dessa premiação. A folha, ainda que estilizada, é um dos símbolos da felicidade e da prosperidade, representando o reino vegetal e, por extensão, a natureza. Sua posição, projetando-se a partir do círculo que a sustenta e adquirindo a forma de uma seta que aponta para o infinito, significa os cursos de Ciências Biológicas que se destacam do universo de todos os outros, ou seja, aqueles que se empenharam na busca pela excelência. A cor verde significa esperança, liberdade, saúde, vitalidade e natureza. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude, assim como aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. A cor azul estimula a criatividade e foi eleita como representante dos cursos de Biologia, podendo ser utilizada em todos os seus tons. Significa tranquilidade, serenidade, harmonia, simbolizando a água, o céu e o infinito. O degradê entre as cores azul e verde mostra a mescla entre os conceitos das duas cores, exatamente como os Biólogos e os Cursos de Ciências Biológicas fazem com seu conhecimento: harmonização entre os seres vivos, o ambiente, a ecologia, os cuidados com a preservação, a terra, a água, o ar.

Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas


Lista de anexo(s) da página:


Anexo I

Anexo I

Documento de representação

PARECER CFBio Nº 01/2010 - GT REVISÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

PARECER CFBio Nº 01/2010 - GT REVISÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

PARECER CFBio Nº 01/2010 - GT REVISÃO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nº 12 - Retificação à Resolução nº 12, de 19/07/93... (DOU de 17/08/93).

Nº 12 - Retificação à Resolução nº 12, de 19/07/93... (DOU de 17/08/93).

Nº 12 - Retificação à Resolução nº 12, de 19/07/93... (DOU de 17/08/93).

Nº 12 - Retificação à Retificação da Resolução nº 12, de 19/07/93... (DOU de 18/08/93).

Nº 12 - Retificação à Retificação da Resolução nº 12, de 19/07/93... (DOU de 18/08/93).

Nº 12 - Retificação à Retificação da Resolução nº 12, de 19/07/93... (DOU de 18/08/93).

Projeto de Lei 8099/2014

Projeto de Lei 8099/2014

Projeto de autoria do deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP)

Carta Aberta da ABRAPEC e SBEnBio

Carta Aberta da ABRAPEC e SBEnBio

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA (SBENBIO) E A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ABRAPEC) LEVAM AO CONHECIMENTO DE SEU POSICIONAMENTO CONTRÁRIO AO PROJETO DE LEI 8099/2014...

Carta Aberta da SBPC

Carta Aberta da SBPC

último dia 13 de novembro, o deputado Marco Fel iciano apresentou o PL 8099/2014 que propõe a inserção de conteúdos sobre criacionis mo na grade curricular das Redes Pública e Privada de Ensino...

CFBio Noticias - Ano I - 01-2012

CFBio Noticias - Ano I - 01-2012

Boletim Informativo do CFBio

CFBio Noticias - Ano I - 02-2012

CFBio Noticias - Ano I - 02-2012

Boletim informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano I - 03-2012

CFBio Noticias - Ano I - 03-2012

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano II - 04-2013

CFBio Noticias - Ano II - 04-2013

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano II - 05-2013

CFBio Noticias - Ano II - 05-2013

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano II - 06-2013

CFBio Noticias - Ano II - 06-2013

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano III - 07-2014

CFBio Noticias - Ano III - 07-2014

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano III - 08-2014

CFBio Noticias - Ano III - 08-2014

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano III - 09-2014

CFBio Noticias - Ano III -  09-2014

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

CFBio Noticias - Ano IV - 10-2015

CFBio Noticias - Ano IV - 10-2015

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

PORTARIA CFBio Nº 2011/2016

PORTARIA CFBio Nº 2011/2016

Estabelece o Regulamento para a concessão do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas.

CFBio Notícias - Ano IV - nº 11/2015

CFBio Notícias - Ano IV - nº 11/2015

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

Formulário para Contribuições ao texto "Anfíbios e serpentes cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica"

Formulário para Contribuições ao texto "Anfíbios e serpentes cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica"

Formulário para Contribuições ao texto do CONFEA sobre anfíbios e serpentes

Anfíbios e serpentes cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica

Anfíbios e serpentes cativos em instalações para produção, manutenção ou utilização em atividades de ensino ou pesquisa científica

Capítulo do CONFEA sobre anfíbios e serpentes em cativeiro

Conhecendo a nova lei de acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional (Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015)

Conhecendo a nova lei de acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional (Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015)

Autora: Rosa Miriam de Vasconcelos

Atuação do Biólogo na Aquicultura

Atuação do Biólogo na Aquicultura

Autor: Wagner Cotroni Valenti

Edital de Licitação

Edital de Licitação

Tomada de Preços nº 01/2015

Proposta para anteprojeto - ar condicionado

Proposta para anteprojeto - ar condicionado

AC

Proposta para anteprojeto - Copa

Proposta para anteprojeto - Copa

Copa

Proposta para anteprojeto - instalações

Proposta para anteprojeto - instalações

Instalações

Proposta para anteprojeto - Layout

Proposta para anteprojeto - Layout

Layout

Proposta para anteprojeto - Planta Baixa

Proposta para anteprojeto - Planta Baixa

Planta Baixa

INSTRUÇÃO ELEITORAL CFBIO 2015 - 2019

INSTRUÇÃO ELEITORAL CFBIO 2015 - 2019

Regulamenta o Processo de Eleição e Posse dos Conselheiros Federais para mandato de 2015 a 2019

Aviso de Eleição CFBio - Diário Oficial da União

Aviso de Eleição CFBio - Diário Oficial da União

Publicado em 3 de julho de 2015

CFBio - Resolução nº 376 - Diário Oficial da União

CFBio - Resolução nº 376 - Diário Oficial da União

Publicado no dia 3 de julho de 2015

Aviso de Eleição - CFBio

Aviso de Eleição - CFBio

Aviso

RETIFICAÇÃO

RETIFICAÇÃO

Publicada no DOU, Seção 1, de 07/07/2015

INSTRUÇÃO ELEITORAL CFBIO 2015 - 2019

INSTRUÇÃO ELEITORAL CFBIO 2015 - 2019

Regulamenta processo de eleição e posse dos conselheiros federais

Planilha Orçamentária

Planilha Orçamentária

Detalhada - Analítica

Planilha Orçamentária Sintética

Planilha Orçamentária Sintética

Detalhada - Sintética

Caninos e felinos domésticos mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica

Caninos e felinos domésticos mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica

Capítulo do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica

Formulário para Contribuições

Formulário para Contribuições

Texto do CONCEA sobre caninos e felinos

CFBio Notícias - Ano IV - nº 12/2015

CFBio Notícias - Ano IV - nº 12/2015

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

AVISO DE ADJUDICAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 1/2015

AVISO DE ADJUDICAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 1/2015

Publicada no DOU, Seção 3, de 03/08/2015

Aviso de Registro de Chapa

Aviso de Registro de Chapa

Publicado no DOU, Seção 3, pag. 133, de 13/08/2015

INSTRUÇÃO CFBio Nº 13/2013

INSTRUÇÃO CFBio Nº 13/2013

Dispõe sobre o preenchimento da nova Cédula de Identidade Profissional do Biólogo

Consulte Sempre Um Biólogo

Consulte Sempre Um Biólogo

Baixe a arte, divulgue e ajude a promover a profissão!

AVISO RESULTADO DE ELEIÇÃO

AVISO RESULTADO DE ELEIÇÃO

(Publicado no DOU, Seção 3, pag. 149, de 28/09/2015)

Diretriz da Prática de Eutanásia do CONCEA

Diretriz da Prática de Eutanásia do CONCEA

Anexo I

Formulário para envio de contribuições

Formulário para envio de contribuições

Anexo II

A importância da formação acadêmica na atuação do Biólogo, por Maria Saleti Ferreira

A importância da formação acadêmica na atuação do Biólogo, por Maria Saleti Ferreira

Confira a apresentação feita pela Bióloga Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira, coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional - CFAP do CRBio-01

PORTARIA CFBio Nº 148/2012

PORTARIA CFBio Nº 148/2012

Regulamenta os procedimentos de captura, contenção, marcação e coleta de animais vertebrados previstos nos Artigos, 4º, 5º, 6º e 8º da Resolução CFBio nº 301/2012.

CFBio Notícias - Ano IV - nº 13/2015

 CFBio Notícias - Ano IV - nº 13/2015

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

Edital de Tomada de Preços nº 02/205

Edital de Tomada de Preços nº 02/205

PROCESSO LICITATÓRIO N° 64/2015

ANEXO I - Capítulo

ANEXO I - Capítulo

Estudos conduzidos com animais silvestres mantidos fora de instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica

ANEXO II - Formulário

ANEXO II - Formulário

Formulário para Contribuições ao texto Estudos conduzidos com animais silvestres mantidos fora de instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica

Agenda do Biólogo 2016

Agenda do Biólogo 2016

LAYOUT

Nota sobre o maior desastre ambiental do Brasil

Nota sobre o maior desastre ambiental do Brasil

Rompimento de barragem em Mariana, Minas Gerais

MANIFESTO

MANIFESTO

FÓRUM DAS ENTIDADES NACIONAIS DOS TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE - FENTAS

MANIFESTO

MANIFESTO

Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde - FENTAS

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA – CFBio

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA – CFBio

SOBRE O PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 200/2015

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS

PROCESSO LICITATÓRIO N° 80/2015

ANEXO I

ANEXO I

Peixes mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica

ANEXO II

ANEXO II

Formulário para envio de contribuições

CONTRATO

CONTRATO

Fornecimento de Bens Móveis

AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

Diário Oficial da União

EDITAL

EDITAL

TOMADA DE PREÇOS 6.1

Manual Técnico para o Diagnostico das Hepatites Virais

Manual Técnico para o Diagnostico das Hepatites Virais

Elaborado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o manual orienta os profissionais quanto aos passos necessários para o diagnóstico das hepatites virais.

CFBio Notícias - Ano V - nº 14/2016

CFBio Notícias - Ano V - nº 14/2016

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

VAGA 1: Director – Maio Biodiversity Foundation, Cape Verde

VAGA 1: Director – Maio Biodiversity Foundation, Cape Verde

Descrição completa da vaga e do processo de seleção.

VAGA 2: Marine Programme Leader – Maio Biodiversity Foundation, Cape Verde

VAGA 2: Marine Programme Leader – Maio Biodiversity Foundation, Cape Verde

Descrição completa da vaga e do processo de seleção.

ESTATUTO SOCIAL

ESTATUTO SOCIAL

Associação dos Biólogos do Distrito Federal - ASSBIO-DF

RETIFICAÇÃO

RETIFICAÇÃO

Publicada no DOU em 19/12/2013

BIÓLOGO SOLUÇÃO

BIÓLOGO SOLUÇÃO

Todos contra o Aedes

BIÓLOGO SOLUÇÃO

BIÓLOGO SOLUÇÃO

Como combater as pragas urbanas

CFBio Notícias - Ano V - nº 15/2016

CFBio Notícias - Ano V - nº 15/2016

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

EDITAL DE LICITAÇÃO

EDITAL DE LICITAÇÃO

Tomada de Preços n° 2/2016

AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

Publicada no DOU, Seção 3, de 3 de junho de 2016.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 04/2015 – CGPLI

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 04/2015 – CGPLI

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBRAS DIDÁTICAS PARA O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2018

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS N° 03/2016

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS N° 03/2016

PROCESSO CFBio N° 46/2016

AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

Publicada no DOU, Seção 3, de 24 de junho de 2016.

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS N° 04/2016

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS N° 04/2016

PROCESSO LICITATÓRIO N° 47/2016

AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

Publicada no DOU, Seção 3, de 24 de junho de 2016.

ATA DE ABERTURA

ATA DE ABERTURA

Tomada de Preços nº 4/2016

ATA DE ABERTURA

ATA DE ABERTURA

TOMADA DE PREÇOS Nº 3/2016

CFBio Notícias - Ano V - nº 16/2016

CFBio Notícias - Ano V - nº 16/2016

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

Surgem os SUPERBIÓLOGOS - Edição nº 2484 (29 de junho) da revista VEJA

Surgem os SUPERBIÓLOGOS - Edição nº 2484 (29 de junho) da revista VEJA

Campanha do CFBio produzida por ABC

SUPERBIÓLOGOS em combate ao AEDES AEGYPTI - Edição nº 2488 (27 de julho) da revista VEJA

SUPERBIÓLOGOS em combate ao AEDES AEGYPTI - Edição nº 2488 (27 de julho) da revista VEJA

Campanha do CFBio produzida por ABC

DECISÃO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

DECISÃO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

13ª VARA FEDERAL

SUPERBIÓLOGOS em O PLANETA TERRA AGRADECE - Edição nº 2493 (31 de agosto) da revista VEJA

SUPERBIÓLOGOS em O PLANETA TERRA AGRADECE - Edição nº 2493 (31 de agosto) da revista VEJA

Campanha do CFBio produzida por ABC

CFBio Notícias - Ano V - nº 17/2016

CFBio Notícias - Ano V - nº 17/2016

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

ANEXO I

ANEXO I

Caninos e felinos domésticos mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica

ANEXO II

ANEXO II

Formulário para Contribuições ao texto Caninos e Felinos

CFBio Notícias - Ano VI - nº 18/2017

CFBio Notícias - Ano VI - nº 18/2017

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia

Ofício CFBio nº 15/2017

Ofício CFBio nº 15/2017

Projeto de Lei n° 6268/2016

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL

UFRJ - Edital 100

Ofício CFBio nº 73/2017

Ofício CFBio nº 73/2017

Rerefente ao Projeto de Lei nº 6432/2016, que proíbe zoológicos, aquários e parques públicos e privados que exponham animais silvestres

Ofício CFBio nº 66/2017

Ofício CFBio nº 66/2017

Referente ao Projeto de Lei n° 3747/2015, que “regulamenta a profissão de Biotecnologista e cria os Conselhos Federais e Regionais de Biotecnologia”..

IV Simpósio Internacional de Identificação Humana por DNA- Rio de Janeiro

IV Simpósio Internacional de Identificação Humana por DNA- Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO

ANEXOS DA PORTARIA 148/2012

ANEXOS DA PORTARIA 148/2012

Anexos

CFBio Notícias - Ano VI - nº 19/2017

 CFBio Notícias - Ano VI - nº 19/2017

Boletim Informativo do Conselho Federal de Biologia