CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃOSaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

NOTA DE PESAR: CFBio lamenta falecimento da ex-presidente Noemy Tomita

Publicado em: 17/09/2015


Noemy Yamaguishi Tomita, Wlademir João Tadei, Conselho Federal de Biologia, CRBio-01

O Conselho Federal de Biologia - CFBio lamenta o falecimento de sua ex-presidente Noemy Yamaguishi Tomita na data de 16 de setembro de 2015. A Dra. Noemy Tomita teve papel crucial na luta pela regulamentação da profissão do Biólogo. Como presidente da Associação Paulista de Biólogos, Tomita desencadeou o movimento pela criação da profissão no Brasil, o que desembocou na aprovação da lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979.

Além de ter sido pioneira na luta pela emancipação profissional do Biólogo, a Dra. Noemy Tomita teve grande importância na estruturação do CRBio-01, do qual foi presidente, e na continuidade dos trabalhos à frente do Conselho Federal de Biologia. Tomita assumiu a presidência do CFBio em 1999, tendo sido reeleita para o segundo mandato em 2003. Como presidente do CFBio, ela foi responsável por criar o CRBio-06 e o CRBio-07, instalados em 2006.

O presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, lamenta a perda da colega, que teve papel significativo na vida de tantos Biólogos do País. "A Noemy foi uma incansável batalhadora em prol do Conselho e dos direitos dos Biólogos. Uma pessoa íntegra, guerreira e admirada por todos nós".

O velório ocorrerá nesta quinta-feira (17) até as 15h na Vila Mariana, na cidade de São Paulo. 



Voltar Imprimir este artigo