CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Diretoria do CFBio se reúne com membros do Ministério da Saúde

Publicado em: 13/09/2017


A Diretoria do Conselho Federal de Biologia (CFBio) se reuniu nesta quarta-feira, dia 13 de setembro de 2017, com a diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts) do Ministério da Saúde, Ana Paula Schiavone, e com o consultor técnico do ministério Arthur de Oliveira. O encontro aconteceu na sede do Conselho Federal, em Brasília.

Estiveram presentes no encontro o presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, a vice-presidente, Fátima Cristina Inácio de Araújo, a Conselheira Secretária Geni Conceição de Barros Cáuper e a Bióloga Deise Bonora. 

Na conversa, foram discutidas a implementação de uma plataforma com dados das 14 profissões que atuam na área da Saúde, entre as quais estão as Ciências Biológicas, e a participação do CFBio em linhas de frente junto ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Segundo Ana Paula Schiavone, o Degerts está "reativando as linhas de negociações com os Conselhos Profissionais" com o objetivo de costurar uma atuação integrada. "Não dá para construir sozinho", afirmou a diretora. 

O presidente do Conselho Federal de Biologia agradeceu a disposição do Ministério da Saúde em construir um caminho conjunto. "Fico contente de ver esse contato retomado e acredito que temos condições de fazer dar certo", concluiu Wlademir João Tadei. O presidente informou ainda que o CFBio já discutia, desde a década de 90, em sua Comissão Mercosul, os assuntos inerentes à integração dos profissionais Biólogos no âmbito dos países membros do Mercado Comum do Sul. 

A reunião entre o CFBio e o Degerts foi realizada nesta quarta-feira de modo a antecipar pontos que serão discutivos na 38ª Reunião do Fórum Permanente MERCOSUL para o Trabalho em Saúde, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro no escritório da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília. Participam da reunião os 14 Conselhos Profissionais da Área da Saúde, dentre os quais está o CFBio, além de associações, fundações e representantes de universidades e da OPAS/OMS. 

Na sequência, entre os dias 02 e 04 de outubro de 2017, acontecerá a XLVII Reunião da Subcomissão de Desenvolvimento e Exercício Profissional do MERCOSUL (SCOEJER).



Voltar Imprimir este artigo