CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CFBio participa de reunião dos Conselhos Profissionais de Saúde sobre EAD

Publicado em: 14/05/2018


O Conselho Federal de Biologia - CFBio participou na última quinta-feira, dia 10 de maio, de reunião dos Conselhos Profissionais da Área de Saúde sobre Educação à Distância (EAD), que aconteceu no Grand Bittar Hotel, em Brasília. O assessor parlamentar Rogério Jansen representou o Conselho Federal no evento. 

Durante a reunião, foram discutidos histórico e conjuntura legislativa, estratégias de comunicação implementadas pelos conselhos federais e estratégias de enfrentamento realizadas pelos fóruns regionais.

Em dezembro de 2017, o CFBio assinou, juntamente com outras 38 entidades e com apoio do Conselho Nacional de Saúde, Nota Pública que manifesta posicionamento contrário à graduação na área da saúde na modalidade a distância. Aderiram à manifestação associações, conselhos profissionais, federações, confederações, sindicatos, coletivos, redes de ensino, sociedades, escolas, bem como executivas de estudantes.

Na nota, as entidades reforçaram a necessidade de formação presencial no caso de trabalhadores da área da saúde, tendo em vista que, nessa formação, "é imprescindível a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade" e "o desenvolvimento de habilidades e atitudes que não podem ser obtidas por meio da modalidade EaD, sem o contato direto com o ser humano, visto tratar-se de componentes da formação que se adquirem nas práticas inter-relacionais".

"A modalidade EaD desconsidera que a educação na saúde requer interação constante entre os(as) trabalhadores(as) da área, estudantes e usuários(as) dos serviços de saúde, para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Deste modo, os(as) estudantes precisam ser inseridos(as) nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros equipamentos sociais desde o início da formação, integrando teoria e prática, o que lhes garantirá compromissos com a realidade de saúde do seu país e sua região", argumentam as entidades no documento.

Leia também:

FCFAS defende necessidade de diálogo sobre formação de profissionais da saúde
Em Nota Pública, entidades se manifestam contra graduação a distância na área da Saúde
CFBio se manifesta contra o Ensino à Distância na graduação para área da Saúde
Executivas de Estudantes se posicionam sobre Ensino à Distância na área da Saúde
Operação EaD constata risco à Saúde Coletiva nos cursos de Enfermagem à distância



Voltar Imprimir este artigo