CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CFBio participa de audiência na Câmara Legislativa do DF sobre a profissão do Biólogo

Publicado em: 29/09/2017


O Conselho Federal de Biologia - CFBio participou na noite desta quinta-feira, dia 28 de setembro de 2017, de audiência pública no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) sobre o tema "A Valorização do Profissional Biólogo".

A audiência contou com a presença da vice-presidente do CFBio, Fátima Cristina Inácio de Araújo, do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado distrital Wellington Luiz, do presidente do Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal (SINDBIO-DF), Gildemar José Bezerra Crispim, da presidente da Associação dos Biólogos do DF (ASSBIO-DF), Cristiane Teresinha Citadin, do Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04), Gladstone Corrêa de Araújo, e do diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do DF, Gustavo Dalton.

A vice-presidente do CFBio iniciou seu discurso informando que falaria com o coração: “Nós escolhemos nossa profissão, eu tenho certeza, não pela razão, mas pelo coração”, afirmou. A vice-presidente lembrou o período em era estudante de Biologia e que acompanhava a movimentação pela regulamentação da profissão, que aconteceu por meio da Lei Nº 6.684/1979 em 3 de setembro, data em que se passou a comemorar o Dia do Biólogo. “Na época, quando nós participamos da regulamentação, pensávamos que seria o ponto final. Mas foi o início de tudo”, recordou.

Fátima elogiou ainda a iniciativa de discutir a valorização da profissão e de buscar melhorias para os profissionais de maneira coletiva. E destacou a importância de o Biólogo se envolver em instâncias políticas: “Precisamos da política até para melhorar a nossa legislação. Nós temos muito a melhorar”. “Quando nós conhecemos nossa legislação, é ali que está a luz no fim do túnel, o caminho para chegar onde queremos", concluiu a vice-presidente.

O deputado distrital Wellington Luiz corroborou a importância de o Biólogo se aproximar do Legislativo e estar atento para exigir os seus direitos: “O direito de vocês é uma obrigação do legislador. Pedimos para que haja essa aproximação, essa parceria”, disse o deputado. Wellington Luiz ressaltou também a necessidade da valorização do profissional Biólogo e comemorou: "Que essa audiência seja a primeira de muitas".

Em sua fala, a presidente da ASSBIO, Cristiane Citadin, destacou as motivações que levaram à criação da associação em Brasília e reforçou que é preciso lutar por mais vagas para o Biólogo no mercado de trabalho. "Queremos mais espaço para esse profissional da vida, e a vida será muito melhor", disse.

Cristiane Citadin informou ainda que a ASSBIO tem atuado com o objetivo tanto de reunir Biólogos quanto de promover a sua capacitação. Para isso, a associação realizará em outubro o 1° Simpósio de Biólogos do DF. O evento acontecerá na Embrapa e abordará temáticas das grandes áreas de atuação do Biólogo (Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia), além de aspectos relacionados ao empreendedorismo.

Representando o CRBio-04, o Conselheiro Regional Gladstone de Araújo realçou a importância da criação do sindicato e da associação em Brasília. "É a atuação conjunta entre essas três instâncias que vai fazer com que a nossa profissão cresça", declarou sobre a tríade Sindicato, Associação e Conselho Profissional.

Já o presidente do SINDBIO-DF, Gildemar Crispim, discursou emocionado sobre a mobilização dos Biólogos para discutir a valorização da profissão na audiência pública: “Eu agradeço de coração, é o início de um momento ímpar para a nossa profissão”, disse. Crispim reafirmou o compromisso dos Biólogos com a sociedade, mas alertou que, para isso, é necessária uma legislação que garanta a atuação do profissional em áreas estratégicas e fundamentais. Por fim, o presidente agradeceu o acolhimento da Câmara Legislativa e manifestou um desejo: “torná-la também a casa do Biólogo do Distrito Federal”.

HOMENAGEM

Durante a audiência, 18 Biólogos foram homenageados com moção de louvor.

Receberam o certificado os Biólogos e as Biólogas: Ana Cristina Oliveira Teixeira, Andrea Marilza Libano, Caroline de Andrade Bezerra, Charlles Alexandre da Silva, Cristiane Teresinha Citadin, Cristina Cunha, Eduardo Romano de Campos Pinto, Eliane Ferreira Noronha, Felipe Musardo Firmino, Gabriel de Freitas Horta, Gildemar José Bezerra Crispim, Kenia Cristina de Oliveira, Khesller Patricia Olázia Name, Laiane da Silva Santos, Leonardo Lima Pepino de Macedo, Luciana Galvão, Paulo Sousa Prado, Ruscaia Dias Teixeira.



Voltar Imprimir este artigo