CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CFBio comemora sucesso do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos

Publicado em: 11/09/2015

Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, Selo CFBio de Qualidade, Sandra

O Conselho Federal de Biologia - CFBio comemora o sucesso do Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, que reuniu em torno de 90 pessoas nos dias 10 e 11 de setembro no ALLIA Gran Hotel, em Brasília.

=> Confira as fotografias do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos e compartilhe!

Durante o evento, foi realizada a solenidade de outorga do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas - Edição 2015. No total, 11 cursos foram agraciados com o Selo, recebendo troféu e certificado do CFBio.

=> Leia mais: Conselho agracia cursos de Biologia com Selo CFBio de Qualidade

O Fórum teve início na quinta-feira (10), com a conferência do professor e membro do Conselho Nacional de Educação Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás. O professor abordou as diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.No dia 11 de setembro, a programação foi intensa.

No período da manhã, a mesa redonda teve como tema "Graduação em Ciências Biológicas: Formação do Biólogo", com mediação da Conselheira do CFBio Fátima Cristina Inácio de Araújo e participação da Biól. Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira, coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional - CFAP do CRBio-01.Também participaram da mesa a coordenadora do Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Vila Velha, Biol. Zilma Maria Almeida Cruz, e o coordenador de Licenciatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Biol. Adriano Monteiro de Castro.

Além da legislação federal e das resoluções provenientes dos Conselhos reguladores, foi discutida a importância de orientar os estudantes sobre a profissão no Brasil. "Ainda vemos muitas dúvidas básicas. Por exemplo, a lei é clara: uma vez registrado no Conselho, o graduado passa a ser Biólogo, independentemente de ter concluído Licenciatura ou Bacharelado", reforçou a conselheira Fátima de Araújo.

COMPONENTES CURRICULARES

No período da tarde, o tema da mesa redonda foi "Legislação Profissional e os Componentes Curriculares das Ciências Biológicas". A mediação coube à Conselheira do CFBio Biol. Vera Callegaro, com participação coordenador da CFAP do CRBio-05, Biol. José Roberto Feitosa Silva, além da Biól. Teresa Cornélio, da Universidade de Pernambuco, e da coordenadora da Comissão CFBio de Cursos, Biol. Sandra Botelho Trufem.

Em sua fala, o Biól. José Roberto Feitosa Silva resgatou os primórdios da Biologia, que teve seu inicio como História Natural e, posteriormente, com a criação da lei de regulamentação da profissão no Brasil, passou a ser Ciências Biológicas. Já a Biól. Teresa Cornélio discorreu sobre a organização curricular dos cursos de Ciências Biológicas e de atividades coplementares.

A Biol. Sandra Trufem detalhou os procedimentos sobre a avaliação que culminou na seleção dos cursos agraciados. "Ficamos muito satisfeitos com os resultados, que reiteraram que temos cursos de excelência em Ciências Biológicas distribuídos por todas as regiões do país".

O coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biólogicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Miguel Angelo Andrade, elogiou a realização do Fórum. "Foi a parte mais rica do evento, onde os coordenadores puderam trocar experiências, compartilhar boas práticas e discutir desafios", afirmou.

Em pronunciamento de encerramento do evento, o presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união dos Biólogos em prol do fortalecimento da profissão. "Na minha avaliação, foi muito boa esta edição do Fórum de 2015", concluiu.

=> Confira a programação do Fórum do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas


Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, Selo CFBio de Qualidade, Sandra



Voltar Imprimir este artigo