CFBio - Conselho Federal de Biologia | (61) 3328-2404
ÁREAS DE ATUAÇÃOSaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

CFBio assume cadeira no Conselho Nacional de Saúde

Publicado em: 14/12/2018


O Conselho Federal de Biologia (CFBio) foi eleito segundo suplente no Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o Triênio 2018-2021. A solenidade de posse foi realizada nesta quinta-feira, 13 de dezembro de 2018, no Hotel Nacional, em Brasília. O Biólogo Getúlio Pereira de Oliveira Junior (CRBio 117057/04-D) foi indicado pelo CFBio para assumir o cargo e para representá-lo no evento.

Ao todo, são 143 conselheiros e conselheiras, entre titulares e suplentes. Desses, 60 são novos nomes que vão ter a importante função de deliberar e fiscalizar as políticas de saúde no Brasil. Nessa sexta-feira, o CNS encerrou seu processo eleitoral com a definição da Mesa Diretora e da Presidência durante a 63ª Reunião Extraordinária, que ocorreu no Plenário do CNS “Omilton Visconde”, no Ministério da Saúde, em Brasília.

Para Presidente, foi eleito Fernando Zasso Pigatto, 47 anos, conselheiro nacional de saúde desde 2014, representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).

Fernando Pigatto é formado em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Desde jovem trabalhou na agricultura, depois tornou-se comunicador no Jornal Gazeta de Rosário, foi chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Maria, em 2001, assessor no Projeto Consórcio Social da Juventude do Programa Primeiro Emprego do Governo Federal na região metropolitana de Porto Alegre, de 2005 a 2006, e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Iniciou sua atuação social na década de 1980 em grupos de jovens da Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Igreja Católica. Na década de 1990, assumiu direção em entidades do movimento estudantil secundarista e universitário e em Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar. Nos anos 2000, iniciou participação no movimento comunitário, sendo presidente da Associação de Moradores do Bairro Primavera e Secretário Geral da União de Vilas e Bairros (UVB) de Rosário do Sul.

Como dirigente estadual no Rio Grande do Sul, passou por diversas funções e atualmente é presidente da Federação Gaúcha das Uniões de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (FEGAMEC). Como dirigente nacional, Pigatto foi Diretor de Planejamento, Secretário Geral e atualmente é Diretor de Saúde da Conam.

No controle social, participou de conferências, seminários, congressos, simpósios, jornadas, assembleias, grupos de trabalho, câmaras técnicas, comissões e conselhos, como o Conselho Nacional das Cidades (na Câmara Técnica de Saneamento Ambiental). No CNS, foi coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde, responsável pela coordenação da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e pela aprovação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). 

MESA DIRETORA
A mesa diretora do CNS é composta por um grupo de conselheiros e conselheiras eleitos pelo pleno junto ao novo presidente. Ela é responsável por conduzir as ações e decisões do órgão colegiado, orientando politicamente a presidência e com o compromisso de representar o coletivo.

Usuários:
André Luiz - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Moysés Toniolo - Articulação Nacional da Aids (Anaids
Vanja Andréia - União Brasileira de Mulheres (UBM)

Profissionais de Saúde:
Elaine Junger Pelaez - Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Priscilla Viegas - Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato

Gestores:
Jurandir Frutuoso - Conselho Nacional de Secrários de Saúde (Conass)
Neilton Araújo - Ministério da Saúde (MS)

Informações do CNS




Voltar Imprimir este artigo