CFBio - Conselho Federal de Biologia
ÁREAS DE ATUAÇÃO SaúdePORTAL DOS BIÓLOGOSPORTAL DA SAÚDESelo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências BiológicasNormativas de Interesse dos BiólogosPerguntas Frequentes Universidades Públicas Links Úteis Sindicatos e Associações de BiólogosLAI

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Google Plus
Youtube Linkedin Instagram

TEMPO HOJE

BUSCA DE CEP

 

Correios

Biólogas lançam campanha para imprimir Guia de Aves do Parque Ecológico do Córrego Grande

Publicado em: 20/12/2017


As Biólogas Amanda Perin Marcon e Bianca Pinto Vieira lançaram campanha com o objetivo de obter apoio para imprimir exemplares do Guia de Aves do Parque Ecológico do Córrego Grande.

A campanha está disponível no Catarse e o projeto não tem fins lucrativos. Os livros serão distribuídos para os colaboradores que doarem e para as escolas da grande Florianópolis.

Clique aqui e confira uma prévia online do livro.

O projeto

Desde a década de 1990, muitos ornitólogos têm se esforçado para apresentar a riqueza de aves presente no Brasil, tanto de forma científica quanto popular. Com a expansão de ferramentas digitais e ampla divulgação de métodos de levantamento de fauna, a quantidade de informação sobre as aves brasileiras deu impulso para diversos trabalhos na Ornitologia. Listas e guias têm sido elaborados com o auxílio de diversas fontes de informação, recolhidas não somente por pesquisadores em campo como também por observadores de aves e entusiastas da natureza que divulgam seus achados em sites e grupos de discussão na internet.

Na região da Grande Florianópolis, vários esforços foram realizados a partir de 2010 para listar a riqueza de aves e, assim, auxiliar o processo de gestão e manejo de áreas verdes e protegidas. Listas de aves para Unidades de Conservação Federais da Ilha de Santa Catarina e região foram cientificamente publicadas e estão abertas para consulta da população.

O presente livro é o primeiro produto desta iniciativa visando o público em geral. A obra apresenta as espécies de aves em uma área verde importante para a Grande Florianópolis de forma simples e ilustrativa. Ainda assim, não perde o toque científico por conter características para identificação das aves e informações baseadas em artigos e trabalhos desenvolvidos no Brasil e exterior.

Este trabalho permite verificar a presença de espécies interessantes para conservação, economia e conscientização da população sobre a importância das áreas naturais não somente para a existência das aves, como também para um melhor planejamento urbano e melhoria da nossa qualidade de vida ao interagirmos com elas.

Esperamos que este trabalho auxilie e inspire a criação de mais ações, redes e produtos de valorização da biodiversidade brasileira, manejo de áreas verdes urbanas e, principalmente, na gestão do Parque Ecológico do Córrego Grande.

Com informações obtidas no Catarse



Voltar Imprimir este artigo